luvas joao carlos martins

Estranho Mecanismo Criado Por Designer Brasileiro Ajuda o Maestro João Carlos Martins a Voltar Tocar Piano

O Maestro João Carlos Martins pensou que sua carreira estava definitivamente encerrada. Inclusive chegou a declarar em rede nacional para todo o Brasil no programa Fantástico, que não voltaria mais a fazer concertos tocando piano.

No entanto, algo inusitado aconteceu neste meio tempo, que está trazendo de volta os movimentos perdidos e permitindo que o maestro, famoso por ser um virtuose no piano, volte a performar no palco, tocando com todos os dedos.

O designer automotivo e professor de desenho Ubiratan Bizarro Costa – conhecido como Bira – nos últimos 4 anos veio se especializando em fazer protótipos de adaptadores para pessoas com deficiência.

Depois de assistir à triste despedida do maestro pela televisão, aquilo o comoveu e o motivou a pensar em uma solução para o problema que Martins estava enfrentando.

Usando apenas fotos e vídeos, Bira criou o modelo em 3D das mãos do maestro e a partir dele, desenvolveu inicialmente o protótipo de uma órtese, que parece uma espécie de “luva biônica”.

Como Funcionam as “Luvas Biônicas” Criadas Para João Carlos Martins

O mecanismo é composto de hastes que funcionam como molas em uma luva de neoprene, e traz um conceito simples: fazer os dedos movimentarem de volta (puxando), depois que tocam as teclas do piano.

Assim que ficou pronta, Bira decidiu entregar sua criação para o maestro em um concerto que ele regeu em Sumaré /SP, em dezembro de 2019.

Mesmo pensando que ele era mais um dos malucos que apareciam prometendo curas milagrosas, João Carlos permitiu que Bira entrasse no camarim para entregar o estranho presente, depois de ter esperado por longas horas no lado de fora na calçada.

Primeiro prótótipo das “luvas biônicas”

Martins testou o protótipo por 2 semanas, e de tanto forçá-lo acabou quebrando.

Chamou Bira para visitar o seu apartamento e ele teve desta vez acesso às mãos do maestro para poder fazer novos ajustes e também um novo protótipo das luvas.

Este agora já possui hastes de aço sobre os dedos, que funcionam como molas presas a uma placa de fibra de carbono.

Ao todo já são 5 protótipos e o maestro revelou que está até dormindo com as luvas, segundo ele, para “amoldar as mãos ao cérebro com o tempo”.

E o resultado do invento é impressionante!

Veja abaixo o vídeo que Martins publicou em seu Instagram, tocando com todos os dedos das duas mãos:

Um pequeno presente de Natal do maestro e também estudante de piano, com as “mãos biônicas” do @biradesigner8 de Sumaré. É só um primeiro passo. Vamos caminhando!!!!

Posted by Maestro João Carlos Martins – Oficial on Tuesday, December 24, 2019

O tecladista Keith Emerson, fundador da banda EL&P sofria de um problema parecido com o de Martins. No entanto, infelizmente acabou cometendo suicídio em março de 2016 por não aguentar a pressão das críticas que recebia na internet.

Este é um dos motivos porque atitudes empreendedoras como esta do Bira merecem e muito serem destacadas e compartilhadas. 

Desejamos que logo o querido maestro João Carlos Martins volte a emocionar as platéias com a sua maravilhosa arte. E sem sombra de dúvida, o Bira já está sendo um dos principais responsáveis por esta (revira)volta.

Nossa eterna gratidão a você Ubiratan!

Fotos Instagram @ubiratanbizarro


E aí, esta história te inspirou? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam saber, se inspirar e realizar ações que podem ajudar a transformar vidas.

Para você sempre receber em primeira mão as publicações do blog Negócio Independente, acesse aqui e seja membro do nosso canal no Telegram (gratuito).

Se você ficou com alguma dúvida, ou tem algo a comentar (crítica construtiva, elogio, sugestão, etc) pode enviar pelo DIRECT do Instagram @NegocioIndependente. É por lá que mantemos com os leitores do blog.